Loading...

Ansiedade

A ansiedade é uma resposta normal do ser humano frente a situações ameaçadoras.



Contudo, quando ocorre de maneira excessiva ou em situações inadequadas, pode dar origem a um Transtorno de Ansiedade. Existem diversos transtornos ansiosos distintos, mas todos manifestam pensamentos recorrentes (preocupações, obsessões) e/ou sintomas físicos de estado de alerta (taquicardia, falta de ar, tremores, sudorese). Alguns exemplos desses transtornos são o Transtorno de Pânico, Fobia Social, Fobias Específicas (de altura, de sangue) e o Transtorno de Ansiedade Generalizada.

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo e o Transtorno de Estresse Pós-Traumático já foram classificados como transtornos ansiosos e também possuem características comuns aos demais.

Segundo relatório da OMS de 2017, o Brasil é o líder mundial na prevalência de Transtornos de Ansiedade, com 9,3% dos brasileiros afetados.

O mais comum deles, o Transtorno de Ansiedade Generalizada, é caracterizado pela presença de preocupações excessivas frequentes e persistentes (por pelo menos 6 meses) e sem um foco específico (preocupação com diversas atividades do dia-a-dia). Ocorrem sintomas associados como inquietação, cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração, insônia e tensão muscular. O tratamento de primeira linha pode ser realizado com medicamentos (principalmente antidepressivos) e/ou psicoterapia, a depender da disponibilidade, preferência do paciente e gravidade do caso.